Quem Somos

Os COM.IT.ES - Comitato degli Italiani all’ Esteri ou Comitês dos Italianos no Exterior) são órgãos que representam as exigências dos cidadãos italianos no exterior nas relações com as representações diplomático-consulares.

Os Comites podem representar instâncias da coletividade italiana residente na circunscrição consular, junto às autoridades e instituições locais. Estes órgãos podem ainda contribuir para a identificação das exigências de desenvolvimento social, cultural e civil da sua comunidade.

Cada circunscrição consular possui um Comites. No Brasil, existem sete circunscrições: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Os Comites podem ser formados por 12 membros - para as coletividades até 100.000 cidadãos italianos residentes na circunscrição.

Os membros dos Comites permanecem no cargo por cinco anos e não recebem remuneração para suas atividades.

Membros do COMITES MG
 
Membros do COMITES MG - Em Reunião Online
 
Membros do COMITES MG - Cooptados

Funções do Comites


As principais funções dos COMITES são a manutenção dos laços culturais com a Itália, como também é responsável pelo intercâmbio de informações entre o Consulado e o Governo Italiano sobre as necessidades da comunidade e dar parecer sobre projetos em favor dos cidadãos italianos que residam fora do país.

Em parceria com a autoridade Consular e as Entidades, Associações e Comitês atuantes na circunscrição, os Comites é responsável pela promoção de iniciativas de assuntos ligados a vida social, cultural, assistência social e outras demandas da comunidade italiana. Além disso, o Comites é responsável por suas ações que favoreçam a cooperação com a autoridade consular cuidando dos direitos e interesses dos cidadãos emigrados, além de contribuir para o estreitamento das relações Brasil-Itália.

Os conselheiros dos Comites junto dos representantes de associações italianas - elegem os conselheiros do CGIE - Conselho Geral dos Italianos no Exterior.  Esta é a entidade de representação das comunidades italianas no exterior perante todas as entidades que desenvolvem políticas de interesses da comunidade italiana no exterior.